TÉCNICAS DE PERSUASÃO: OS 4 GATILHOS MENTAIS DO CROSSFIT

Bom dia, empreendedor E nesse episódio eu vou falar de 4 gatilhos mentais que são usados pela técnica de fitness chamada crossfit

Eu cheguei no Brasil faz pouco tempo e aqui no meu escritório a galera tem uma cultura de muita gente fazer crossfit, incluindo meu irmão, a Priscilla, um cara do financeiro e tal, todo mundo faz crossfit. Ser fit tá na minha lista de prioridades e como eles mostraram o crossfit eu falei assim: não por que que eu não faço?

Um pouco da minha história

Então meu primeiro passo foi fazer o seguinte, eu sei que toda vez que eu vou começar uma coisa nova quiçá uma coisa desafiante se você já ouviu falar de crossfit é desafiante, eu procuro não ir sozinho.

Então fiz uma ligação, liguei pra alguns colegas meus, mandei nos grupos de whatsapp, gente quem quer começar crossfit? Quem quer enfim ser fit no processo de 2 anos, essa é a minha ideia e aí duas pessoas aceitaram, a princípio, uma delas foi o Romualdo, aquele que você já conhece provavelmente você já segue ele, é parceiro de negócios da Cris Franklin. O outro foi o Ladeirinha.

E só que nesse processo de eu achar outras pessoas pra fazer crossfit, pra ir no crossfit comigo, acredito que se você quiser ir rápido você vai sozinho, se quiser ir longe vai acompanhado. E no fitness eu quero ir longe.

Quando eu postei isso ali nos grupos veio uma enxurrada de pessoas procurando advertir da potencial capacidade que o crossfit tem de machucar o corpo, de causar lesões Inclusive uma pessoa até postou artigo científicos e eu fiquei bem “noiado” com aquilo né? Fiquei bem encucado com aquilo, não queria na verdade, eu quero ficar fitness.

Eu quero, na verdade, a intenção é ter mais saúde, aumentar um pouco mais a massa muscular não necessariamente esteticamente mas simplesmente pra manter o grau de saúde.

Foi duas, três ou quatro. Quando eu vi aquilo eu fui pro meu irmão que já faz há 2 anos né? O Hugo Rocha, pra quem não conhece esse cara aqui óh. E ele chegou pra mim e falou, Hugo tão falando que eu vou me machucar no crossfit.

E ele falou assim, Erico é o seguinte, acontecem algumas lesões sim mas deixa eu te falar o seguinte, no empreendedorismo diz a lenda né? Eu não sei até que ponto essa estatística é certa ou não 95% das empresas falham nos seus primeiros 5 anos. Mas isso não parou você de falhar. Então é o seguinte, você vai lá você toma cuidado, é muito importante você escutar o seu corpo né? Seja muito responsável por isso mas vai lá cara, dá uma olhada e eu acredito que é isso.

Aí eu falei com os outros caras que também faziam a mais tempo e eles falaram, não cara vai lá! É possível se machucar sim mas você tem que tomar cuidado e tal e eu peguei e fui né? Fui e falei, Romualdo quer desistir? Ladeirinha quer desistir? Ladeirinha já desistiu inclusive no momento que eu tô gravando esse vídeo não sei se ele vai voltar não mas ele já desistiu. Mas enfim, o Romualdo não e a gente foi lá Chegando lá no crossfit eu comecei a entender.

4 Gatilhos Mentais usados pela técnica de  crossfit

Assim, eu já fiz academia algumas vezes e eu comecei a entender e u descobri cara, depois que a gente passa muito tempo falando de gatilhos mentais, tem esse ebook meu que eu falo de 28 técnicas pra fazer com que as pessoas digam sim mais naturalmente então assim eu ensino sobre isso, eu pratico isso, eu tô com isso o tempo inteiro no meu marketing e quando eu cheguei lá eu identifiquei 4 gatilhos mentais muito forte no crossfit que eu não vejo em algumas outras atividades, principalmente atividades físicas de criação de músculos e aumentar o fitness mesmo E a primeira coisa que eu vi ali quando eu cheguei eu saquei que eles tinham o gatilho mental da comunidade. Como assim gatilho mental da comunidade?

1. Gatilho Mental da Comunidade

A gente quer participar de uma comunidade, a gente quer estar junto de uma comunidade, a gente quer estar junto de uma tribo e no começo da aula todo mundo começa a aula junto, todo mundo se cumprimenta é muito louco assim, tinha traços de comunidade de tribo lá, eles falavam uma linguagem diferente.

Eles falavam coisas como wod (workout of the day) AMRAP (as much reps as possible) então alguma coisa que ninguém de fora lá entendia .

Então de alguma forma eles conversavam diferente, tinham uma comunidade eles começavam eles se cumprimentaram, no final do crossfit o pessoal tem até um grito de guerra, pelo menos no que eu vou, e era muito massa e já me senti feliz ali porque nossa fazer com comunidade é melhor Se você quiser ir rápido você vai sozinho, se você quiser ir longe você vai acompanhado E aí o que aconteceu?

A pessoa na minha aula que eu fazia passava os primeiros minutos meio que explicando a técnica meio que aquecendo e o negócio é feio mesmo, é muito, é muito puxado. E ao mesmo tempo o que aconteceu? Os exercícios são feitos juntos e com isso acontece o efeito manada.

2. Gatilho Mental da Prova Social

Eu tava super preocupado em não me lesionar logo no começo mas como eu tava dentro de uma comunidade, como todo mundo tava fazendo o exercício junto o que aconteceu?

Eu achava que eu também conseguia fazer aquele exercício junto e foi ali E o mais legal é que a gente tem pessoas de todo jeito, principalmente mulheres naquele box que eu faço tem muitas mulheres e a gente tende a achar que as mulheres tem um corpo fisicamente menos desenvolvido que o homem então é mais difícil dela fazer coisas que o homem faz com mais naturalidade então o que aconteceu?

3. Gatilho Mental do Efeito Manada

Aconteceu um efeito manada muito grande, não só eu via mulheres fazendo e elas não eram necessariamente mulheres que a gente tem como muito fortes, mulheres normais fazendo aquela coisa, aqueles exercícios e me impulsionava a fazer mais.

Eu pensava, nossa se ela tá fazendo eu também posso fazer é o efeito New York New York né? Que eu já falei em outro vídeo, if you can make it there, you can make it anywhere (Se você consegue fazer lá, você pode fazer em qualquer lugar). Logo rolava prova que era possível e rolava também prova social, muita gente fazendo junto e eu meu Deus, e naquele momento eu esqueci de olhar pro meu corpo, tava lá naquele negócio fazendo junto com eles.

Eu participava de uma comunidade que tinha prova social. Todo mundo fazendo junto, todo mundo mostrava que era possível tava começando naturalmente fazer com que meu cérebro acreditasse que eu podia mais.

E aí, então quais são os gatilhos mentais que eu falei até agora? Comunidade, prova, isso é, eu via que as pessoas conseguiam fazer quiçá pessoas que no meu julgamento automático teriam menos condições de fazer do que eu por exemplo mulheres né?

Porque enfim, a gente sempre acha que a maioria das mulheres tem menos capacidade física que um homem. Então eu via uma mulher fazendo, prova, provava que eu também conseguia fazer. Se ela conseguia fazer eu também conseguia fazer, prova social.

Muita gente fazendo ao mesmo tempo isso criava o efeito manada, falo isso em outro vídeo que eu explico o gatilho mental da prova social, esses são 3 gatilhos e o último e o principal:

4. Gatilho Mental da Competição

Gente, a competição naturalmente o ser humano, muitas pessoas têm um alto grau de competição natural, outras pessoas menos mas todo mundo tem um certo grau de competição, acho que a gente é treinado desde pequeno a competir, achar interessante competir, se divertir competindo e ali tinha uma competição também, quantas rodadas cada um fazia E naquele processo eu fiz muitas rodadas, eu tava naturalmente imerso naquilo e eu acabei fazendo mais do que necessariamente eu devia fazer Final da aula, tava tudo bem no outro dia eu tava todo doído Eu percebi, meu Deus eu entrei num ambiente que faz com que o meu cérebro naturalmente queira fazer mais exercício

E é muito louco isso porque os exercícios não são fáceis não, não sei se você já fez isso e no outro dia eu passei uns bons dias doídos e hoje é dia de ir no crossfit também Passei bastante doído e eu tô indo, de tudo que eu tô sentindo falta nesses dois dias, na verdade hoje é o terceiro dia, são da comunidade, da possibilidade de comunidade, da possibilidade de fazer isso junto com alguém Um pouco da competição, sou um cara naturalmente um pouco competitivo e tem esse lance também de, é muito louco né? Você não tem que ficar pensando no que você tem que fazer, alguém faz o processo de decisão pra você Esse vídeo não é pra promover crossfit! Gente, faz 3 aulas que eu fui no crossfit eu não tenho habilidade nenhuma pra dizer se é bom, se é ruim, se você deve fazer ou não enfim, não é definitivamente Eu tô falando que eu tô fazendo faz 3 aulas e eu identifiquei esses 4 gatilhos mentais e eu não me surpreendo se esses acompanhados de outros gatilhos mentais tem sido responsáveis pela expansão que esse tipo de fitness teve aí no mundo.

Eu lembro que eu tava em Barcelona tinha crossfit, tava em Nova York tinha crossfit todo lugar tinha crossfit e é incrível como tem se expandido e é incrível como gatilhos mentais funcionam.

Fazem com que a gente, nós seres humanos, acabamos fazendo coisas que não necessariamente são intuitivas, fazer exercício definitivamente não é intuitivo pra ninguém, o cérebro quer economizar. Mas quando você usa esses gatilhos mentais você faz com que a pessoa faça isso até de forma quiçá incontrolada e agora eu tô super mais tranquilo, super mais atento doido pra ir pra minha terceira aula.

Agora que me corpo parou de doer e eu tô super feliz também de participar aqui dessa comunidade dentro da empresa, mais uma pessoa que tá fazendo crossfit e tá sendo fit, é um dos valores que a gente tenta, procura e tenta proporcionar aqui dentro do escritório da ignição digital que é a minha empresa Então essa é a sacada de hoje eu tive esse insight. Resolvi gravar pra vocês.

Se você quiser saber um pouco mais sobre gatilhos mentais e como você pode aplicar isso não no seu fitness mas no seu marketing tem o workshop da Fórmula de Lançamento. Em algum lugar dessa página você pode se cadastrar pro próximo workshop. São 3 aulas online onde eu explico entre outras coisas outros gatilhos mentais e como você pode usar esses gatilhos mentais de forma digital pra duas coisas: Ou pra você criar negócios na internet se assim você quiser, negócios digitais ou negócios que dependam né? Do marketing digital ou pra você alavancar as vendas da sua empresa de produtos ou serviços físicos ou não através da internet.

Então é um workshop muito legal, é gratuito, você pode participar, você pode chamar qualquer pessoa então cadastra aí se você tiver afim de se vamos dizer assim, de você aprimorar nisso de alavancar essa minha experiência que eu tive nesse tempo até hoje Um grande grande abraço e eu te vejo no próximo episódio.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.