Saiba o que é landing page

0

No mundo digital, uma das coisas mais importantes é saber como converter usuários em leads (potenciais clientes). Para isso, a landing page aparece como um recurso extremamente necessário, já que o principal objetivo dela é, justamente, a conversão.

Mas, afinal de contas, o que é landing page e como usá-la para aumentar o número de visitantes no seu site?

O post de hoje vai responder a essas perguntas, e dar dicas de como usar as páginas de conversão de modo apropriado.

Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo!

O que é landing page?

As landings pages são páginas web especialmente desenvolvidas para a conversão dos usuários, com poucos elementos, e focadas em um CTA (Call to Action), ou chamada para a ação principal, sem distrações para os usuários.

Ou seja, diferentemente de um site comum, as landing pages não contam com menu, excesso de texto ou demais informações que são dispensáveis, visto que a intenção principal é fazer o internauta realizar alguma ação (fornecer um e-mail, visitar um e-commerce, mandar uma mensagem para empresa, etc).

Por exemplo, ao procurar sobre o procedimento de preenchimento de mandíbula, você pode se deparar com uma landing page, oferecendo um e-book que fala mais sobre a intervenção, a partir de um contato de e-mail.

Além da oferta de material rico, uma landing page também pode conter uma oferta especial, uma promoção exclusiva para o usuário, ou a conclusão de algum negócio. 

Ou seja, é uma maneira de orientar os leads através do funil de vendas, tornando o processo de compra muito mais rápido.

Mas quais são as vantagens das páginas de conversão?

As landings pages têm como principal vantagem a geração de leads, que são oportunidades de negócios. 

Afinal, ter muitas visitas no seu site é ótimo, porém, é fundamental que essas visitas se tornem clientes interessados no seu negócio.

Isso porque, quando um usuário se transforma em lead, a empresa pode criar um relacionamento melhor com o cliente, estabelecer confiança e oferecer exatamente aquilo que ele procura.

Por exemplo, ao procurar por um restaurante para ir em grupo, uma landing page pode oferecer uma promoção especial para o usuário, mediante o contato de e-mail. 

Em seguida, a empresa poderá usar esse contato para oferecer novas promoções e estabelecer laços de confiança com o lead.

Desse modo, a conversão também se transforma em fidelização do cliente.

Além disso, outros pontos positivos das landing pages são:

  • Ajuda na melhor segmentação do público-alvo;
  • Diminui o custo de aquisição por cliente;
  • Aumenta o tráfego orgânico a curto prazo;
  • Possibilita o crescimento no número de vendas.

Vale dizer que, com uma boa estratégia, a landing page pode ajudar em todo o mês de vendas, gerando oportunidades para toda a equipe e, consequentemente, colaborando para o fechamento de mais vendas.

Como construir uma landing page de sucesso

As landing pages podem ser usadas para todos os tipos de negócio – desde e-commerces, até empresas de licenciamento de carro, por exemplo. 

Contudo, é preciso ter atenção quanto aos principais elementos das páginas de conversão.

Mas não se desespere. Construir uma landing page não é um bicho de sete cabeças. Confira algumas dicas a seguir.

1 – Escreva um título atrativo

De acordo com pesquisas na área de Marketing Digital, 8 em cada 10 pessoas chegam em uma página somente pela leitura do cabeçalho. 

Ou seja, somente 2 usuários vão ler o restante do conteúdo.

Sendo assim, é importante escrever um título atrativo e que ofereça algo interessante ao público. Ou seja, o texto deve transmitir de maneira clara e direta o objetivo da sua oferta. Veja o exemplo:

Ganhe descontos nos documentos de transferencia de carro!

Percebe-se que o título deixa claro o que o usuário vai ganhar ao acessar a landing page, o que pode fazer com que ele clique na página.

2 – Tenha um formulário de contato

O formulário é fundamental para conseguir o cadastro dos usuários, principalmente o endereço de e-mail, para que você possa estabelecer um vínculo concreto com os clientes.

Por esse motivo, desenvolva um formulário de contato criativo, chamativo e que seja o canal para a troca com o lead.

Conclusão

As landing pages são ótimos recursos para gerar conversões. Contudo, para os resultados positivos, é fundamental que elas sejam construídas com cuidado, para que os usuários tenham realmente interesse em realizar uma ação.

Dessa forma, as landing pages podem ajudar – e muito! – no aumento das possibilidades de venda e na criação de relacionamentos positivos com os leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.