O que é Call to Action e como usar nas estratégias de marketing

0

Call to action é uma expressão muito comum entre os profissionais de marketing digital, e também uma estratégia muito importante para impulsionar os resultados esperados pela marca.

Apesar de ser uma tática poderosa e importante, é necessário saber bem o que ela é, quando pode ser usada, e como ela ajuda as empresas a captar leads, ou seja, clientes em potencial.

Por isso, neste artigo vamos responder a essas perguntas para que não existam mais dúvidas sobre o uso dessa ferramenta de marketing tão indispensável.

O que é call to action

Call to action, também conhecido como CTA, é uma chamada que pode ser textual ou visual, que faz com que o usuário visitante de uma página realize alguma ação.

Isso quer dizer que trata-se de uma estratégia primordial para as ações em marketing digital, e também para que a marca possa gerar mais leads. 

Mas para que isso dê certo, é importante saber como usar.

Isso porque existem diferentes tipos, como link para outro post, oferta de materiais como e-books, ou, ainda, direcionar o usuário para uma landing page.

Independentemente de qual seja o tipo escolhido, é importante ter em mente que o CTA deve levar o lead para a próxima fase do funil de vendas.

Quando e onde usar CTA

Uma dúvida muito comum é quando e onde fazer uma chamada para uma ação. 

Essa estratégia deve ser utilizada sempre que a marca desejar que o visitante realize uma ação.

Por exemplo, na conversão de leads, uma fabricante de salgados assados para festa pode incluir um CTA na sua página, para que o visitante preencha um formulário. 

Por meio dele, ela terá dados importantes do possível cliente, para que possa se comunicar com ele.

Quando isso acontece, o visitante é convertido em lead, alguém que demonstrou interesse e pode se tornar cliente. E o call to action pode ser usado em publicações de diversas formas, como:

  • Página do site;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios.

No site de uma clínica de design de sobrancelha masculina, qualquer página pode conter um CTA. O proprietário é quem decide qual é a função dele e como conquistar novos leads, por exemplo.

Aliás, o CTA ajuda a conquistar novos leads porque ele induz os usuários realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos por uma marca a permitirem um contato.

Quanto às redes sociais, estas são fundamentais nas estratégias de inbound marketing de qualquer organização. Por isso, o call to action pode ser usado para levar o consumidor ao próximo estágio do funil de vendas.

Outra ferramenta indispensável para o marketing digital é o e-mail marketing. Mas para que o CTA funcione nesse canal, ele precisa ser encantador. 

Dentro do funil de vendas, ele ainda ajuda a constatar o quanto o lead realmente está interessado.

Para ter essa noção de interesse, uma boa dica de CTA em e-mail marketing seria: “clique e saiba mais sobre nosso produto para emagrecer”.   

Os anúncios são uma maneira mais direta de oferecer um produto ou serviço ao potencial cliente. Inclusive, se uma marca é daquelas que aposta em links patrocinados, é necessário também arriscar em CTA para intensificá-los.

Pelo de fato de se tratar de um texto mais curto, é importante pensar nas palavras cuidadosamente, para atingir os resultados esperados. 

E além desses usos, também é possível:

1 – Vídeos

Algumas vezes não é possível criar links em vídeos, mas em algumas plataformas, como o YouTube, é possível linkar o vídeo com outras páginas. 

Além disso, também é possível incentivar o usuário por meio da descrição.

Por exemplo, em um canal de uma empresa de festas e eventos, pode-se colocar na descrição de um vídeo: “Para conhecer nossos salgados para aniversário, clique no link abaixo”.

2 – Ofertas

Sempre que uma marca cria uma promoção, é necessário usar boas chamadas para fisgar o consumidor.

Para isso, a empresa pode usar o senso de emergência, criando no consumidor a necessidade de realizar aquela ação rapidamente. Por exemplo, “adquira seu produto por um valor especial somente hoje!”.

Apesar de ser uma estratégia antiga, é importante que ela seja verdadeira, para que a marca não perca sua credibilidade.

Conclusão

Seja qual for a ação que uma empresa deseja que seus visitantes e leads realizem, o CTA tem papel fundamental no sucesso dessa ação.

É ele quem vai conduzir o usuário por um caminho indispensável dentro do funil de vendas, até que ele adquira um produto ou serviço, tornando-se, finalmente, um cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.