Dicas de como impulsionar o seu e-commerce

0

Com a tecnologia e com a competição dentro do mercado avançando a cada dia que se passa, é importante manter um e-commerce sempre atualizado às novidades.

Tudo isso é necessário para que um comércio eletrônico tenha a certeza de que está captando corretamente a atenção do seu público, auxiliando os consumidores a encontrar os produtos que estão procurando.

Essas ações, facilitam para que usuários completem as suas compras. Contudo, o impulsionamento de um e-commerce é preciso, também, para ofertar uma experiência de compra tão satisfatória que os clientes irão retornar a uma mesma loja quando precisar de outros produtos. 

 A importância de se aprimorar um e-commerce

O e-commerce é algo que tem sido bastante utilizado na atualidade, visto que expandiu  uma nova modalidade de comércio, as vendas online, onde tudo acontece dentro da internet, possibilita a consulta de preços e produtos até a efetivação da compra. 

Além disso, qualquer tipo de produto pode ser encontrado, desde de um  armário sob medida para cozinha até produtos janelas acústicas.

As lojas virtuais são tendências, e cada vez mais as pessoas que têm criado seu negócio em uma plataforma online e consequentemente notado que as vendam fluem de uma forma mais rápida, isso acontece com empreendedores que utilizam de ferramentas adequadas e que ajudam a impulsionar os e-commerce, entendendo a necessidade de busca dos clientes. Como:

  • Preços;
  • Descrições;
  • Marcas;
  • Formas de pagamento;
  • Modelos;

Nesse sentido, a ideia principal é que os e-commerces se aprimorem para que essas informações estejam facilmente acessíveis para os usuários da internet, atraindo-os para uma compra ou para a contratação de um serviço, como por exemplo  um conserto de aquecedor.

Todos esses aprimoramentos podem ser feitos por meio de quatro estratégias digitais muito importantes para a internet, as quais serão abordadas a seguir.

1) Utilize SEO

SEO é a sigla que designa a expressão Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização para motores de busca”.

Embora o nome pareça complexo, o SEO consiste, basicamente, nas técnicas que são utilizadas por site e até mesmo por e-commerces, para que fiquem melhores posicionados dentro dos resultados quando alguém pesquisa sobre algum assunto em ferramentas como o Google. 

Um exemplo disso é, se uma pessoa procura por “compressor de ar preço” no Google, as plataformas que utilizam a palavra dessa forma em seus conteúdos, naturalmente ficam  entre os primeiros resultados que irão aparecer nessa busca.

Com esse tipo de ação, os e-commerces, em geral, acabam sendo mais fáceis de serem encontrados.

Nesse sentido, as técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o posicionamento de um e-commerce dentro das ferramentas de busca, tais como, ter um site responsivo (capaz de ser aberto tanto em computadores quanto em outros dispositivos), postar conteúdos valiosos e relevantes, criar descrições e títulos adequados para o site, utilizar palavras-chave, entre outros fatores.

2) Invista em links patrocinados

Enquanto que as técnicas de SEO são importantes para melhorar o engajamento orgânico (não pago) de um e-commerce, os links patrocinados é melhor forma de aumentar o fluxo de um site de maneira paga.

Os links patrocinados, consistem em anúncios que aparecem em diversas plataformas, como as redes sociais, interagindo com um potencial público que demonstra  interesse em suas navegações aquele produto. 

Com isso, um e-commerce conta com a garantia de que ficará nas posições mais privilegiadas entre essas plataformas, aumentando as chances de impulsionar seu e-commerce e efetuar mais vendas.

Outro detalhe importante, é que os links patrocinados também ficam posicionados  em primeiro lugar quando alguém procura por uma palavra ou até mesmo o produto relacionado a seu e-commerce, como por exemplo a busca por  mourão para cerca.  

Desse modo, as ofertas aparecem em destaque, apresentando o preço, e direcionando a pessoa que clicar no anúncio diretamente para a página de compra.

 3) Esteja presente nas redes sociais

A  importância das redes sociais para impulsionar um e-commerce, está relacionada  ao fato de que, dentro das plataformas, Facebook, Instagram e Twitter, é possível direcionar ações para um e-commerce.

Uma exemplo, são as pessoa que costuma acompanhar conteúdos sobre decoração, essa pessoa é propícia a realizar buscas por páginas ou perfis que atuem nesse segmento. 

Com isso, as chances de uma interação nas redes sociais sobre corrimão de vidro, desenvolvido por um e-commerce que venda esse produto, seja encontrada nas buscas deste usuário.

4) Crie estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias digitais mais antigas e mais eficazes existentes. Ao contrário dos spams, o e-mail marketing consiste no envio de e-mails para uma lista de contatos conquistado por um determinado e-commerce.

Com isso, uma loja virtual é capaz de controlar melhor o processo de compra de uma pessoa. Por exemplo, se alguém estava navegando na internet e encontrou um e-commerce que venda divisória de drywall  e colocou no carrinho e não efetuou a compra, 

Um e-mail pode ser enviado para este usuário lembrando-o de que ele não terminou a sua compra. Isso auxilia no engajamento de leads, ou potenciais consumidores, fortalecendo a imagem da empresa e ampliando as suas vendas.

Outras recomendações a serem consideradas

Além das dicas apresentadas acima, com o intuito de ajudar no impulsionamento de uma loja virtual, existem outras questões que precisam levadas em consideração para que um e-commerce não crie uma imagem negativa aos seus clientes.

O e-commerce é um tipo de comércio pautado na constante evolução. Isso porque, conforme a internet vai se desenvolvendo é necessário que os comércios eletrônicos se adaptem às novas exigências do mercado, dos clientes e, até mesmo, dos algoritmos de sites. 

Uma recomendação assertiva é criar um blog para aprimorar e impulsionar o seu e-commerce, aplicando algumas das técnicas já citadas ao longo desse texto, desenvolvendo assuntos que sejam de interesse do seu consumidor. 

Se o seu negócio é voltado para construção ou decoração, você pode desenvolver um conteúdo falando sobre rodapé de MDF branco desse modo proporcionando aos seus clientes melhores informações para consumir este produto.

Mostre o seu valor

Um e-commerce, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, precisa destacar-se entre seus concorrentes.

Todas dicas oferecidas acima são capazes de agregar valor a um e-commerce. Porém, outras questões que um empreendedor deve ter em mente, para pesquisar e incluir no seu negócio, são? 

  • Por que determinado e-commerce é melhor que milhares outros sites?
  • O e-commerce possui preços mais acessíveis?
  • O site é fácil de ser usado?
  • A loja oferece uma grande variedade de produtos?

 Saber para quem direcionar as suas ações é um ponto essencial para que um e-commerce aumente suas chances de venda, valorização e  principalmente impulsionamento.  

Com as dicas oferecidas ao longo do texto, os  e-commerce passam a ter a chance de se destacar da melhor forma perante os seus concorrentes, garantindo um sucesso de vendas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.