Como Estudar Para Uma Prova ou Teste | Dicas de Estudo

Olá amigos do Socratica! Estamos aqui para ajudá-los a ser ótimos alunos Soubemos que têm um teste chegando.

Hoje, vamos falar sobre como estudar para esse teste Sabemos que devem se sentir sobrecarregados, mas não é motivo para pânico A chave é estudar o que vocês não sabem Vamos por partes para que possam fazer um pouco a cada dia sem surtar A Regra # 1 para a preparação do teste – é não estudarem tudo de uma vez!

Repitam comigo Não estudaremos tudo de uma vez!! Se querem mesmo se tornar ótimos alunos, deixar para estudar tudo de última hora, não fará o menor sentido pra vocês Significaria que vocês não fizeram a sua parte durante as semanas antecedendo o teste Portanto, nem vamos comentar esse assunto Vamos supor que tenham um teste daqui a 2 semanas.

Acabaram de cobrir a matéria na aula Durante esse período, tomaram notas em sala de aula e leram seus livros fazendo anotações enquanto liam Essas anotações vão ajudar MUITO quando forem se preparar para esse teste Talvez tenham deveres de casa feitos anteriormente que sejam relevantes para o teste 1o PASSO é reunir todo esse material.

Talvez até já tenham um caderno com tudo reunido num só lugar – o que seria perfeito 2o PASSO: Se tiverem sorte, o professor pode ter passado uma lista de tópicos para estudarem para o próximo teste Mantenham essa lista à mão, assim podem marcar os tópicos que cobrirem durante a revisão Se o seu professor não preparou algo do gênero (o que é um presente e tanto diga-se de passagem, e não algo que se deva esperar) – bem, então faremos a nossa própria lista! Para fazer uma lista de tópicos para estudo, vamos usar o que foi ensinado em sala de aula, os títulos das suas notas de leitura e tópicos dos seus deveres de casa.

Queremos simplificar o que é preciso estudar, o mais rápido possível Por exemplo, se sabem que a prova é sobre A Guerra Civil Americana, agora não é o momento para memorizar todos os presidentes em ordem Agora que temos a lista de tópicos para a prova, vamos precisar reduzi-la ainda mais Não podem usar este tempo para estudar TUDO Isso significaria, basicamente, refazer todo o trabalho já feito.

Seria um enorme desperdício de tempo, porque na verdade – vocês provavelmente já sabem bastante sobre a matéria, só de prestar atenção nas aulas, revisar as anotações, tomar notas ao lerem seus livros e fazerem suas lições de casa Todo esse tempo acabou contribuindo para o estudo deste teste Percebam que estou dizendo para usarem as notas sobre a leitura e NÃO o livro Isso faz parte daquela idéia de diminuir o que precisam estudar Quando se prepararem para um teste, não devem reler tudo no livro.

– Isso é extremamente ineficiente Se fizerem o esforço de tomar boas notas desde o início da primeira leitura – isso já basta, não vão precisar do livro, e em vez de, digamos, 40 páginas de leitura, terão 5 páginas de anotações para estudar Isso é muito melhor, bem mais eficiente Vocês têm as suas notas, e uma lista de tópicos – tudo certo, não? Melhora! O truque é – descobrir o que vocês SABEM, e o que vocês NÃO sabem Não querem gastar tempo a mais estudando de novo o que vocês já sabem.

Devem usar essas poucas horas preciosas para estudar o que vocês ainda não sabem Como descobrimos o que não sabemos? Com um pré-teste! Esperem um minuto, só um minuto Estou dizendo para vocês fazerem um teste ANTES do teste? Sim! Esta é a técnica mais poderosa que tenho para compartilhar Se usarem essa técnica de verdade – ela vai dinamizar os seus estudos Praticamente nada vai parar vocês! E assim que se faz – façam o pré-teste, corrijam esse teste NÃO estudem novamente os tópicos que tiverem acertado.

Mesmo que tenham vontade NÃO FAÇAM ISSO Não temos tempo para isso Antes de mais nada, precisamos encontrar um pré-teste Mais uma vez, seu professor pode ter sido incrivelmente generoso e dado um pré-teste de presente.

Ou, pode haver um no final do capítulo do seu livro Mas se não, precisam demonstrar iniciativa, e fazer um vocês mesmos. Vocês têm todas as ferramentas que precisam para fazer isso, entre as suas notas em aula, suas anotações de leitura, e seus trabalhos de casa Talvez fiquem tentados a procurar por um pré-teste online , e tudo bem mas não existe nenhuma garantia de que ele vá cobrir o mesmo material, na mesma profundidade que a sua aula específica. Eu recomendo muito fazer o próprio Nas suas notas, vocês têm todos os tipos de fatos Idealmente, como parte da revisão das suas notas, vocês escreveram questões sobre esses fatos.

Se ainda não tiverem feito isso, façam-no agora Por exemplo, aqui nas anotações diz que a Guerra Civil Americana começou em 1861 Escrevam isso na forma de uma pergunta:

  • Questão 1 – Quando começou a Guerra Civil Americana?
  • Questão 2 – quando terminou?
  • Questão 3 – Qual foi o nome da primeira batalha da Guerra Civil?
  • Questão 4 – Onde aconteceu essa batalha?

Questão 5 – Quantas baixas na primeira batalha? etc etc

Dá para entender a ideia? Transformem todos esses fatos em questões.

Novamente, se o professor lhes deu um pré-teste, vocês estão à frente do jogo Mas ainda é uma ótima ideia se testar com as próprias notas usando o truque “Transforme seus fatos em questões” É o que ótimos alunos fazem Não se esqueçam dos deveres de casa Eles são outra fonte de questões para pré-testes.

Cada pergunta que vocês responderem nos deveres de casa pode aparecer no teste, de alguma forma Especialmente se o seu teste for sobre um assunto STEM- matemática e ciências- seus deveres de casa são uma boa fonte para os tipos de problema que vocês precisam ser capazes de resolver Agora, façam o pré-teste Sim, antes de estudar Queremos uma linha de base para ver o quanto sabem AGORA.

Não se estressem com isso, basta responder as questões da forma mais rápida possível sem se preocupar muito com cada uma Estamos tentando descobrir o que sabem, de verdade e em qual partes da matéria ainda precisam trabalhar Verifiquem seus pré-testes com um gabarito Nesse ponto, talvez acertem uns 50% Não se desesperem! Na verdade, é uma boa notícia.

Significa que só precisam estudar 50% do material!! Já sabem 50% da matéria! O próximo passo é se concentrar no que erraram no pré-teste Mais uma vez, NÃO estudem de novo o que acertaram Isso pode ser um hábito difícil de quebrar Nos sentimos melhores acertando mais perguntas Mas precisamos ficar bem com a sensação de desconforto ao errar.

Simplesmente não temos tempo para estudar novamente o que já sabemos Seria como – se estivessem no meio de uma corrida não dariam meia volta e correriam a primeira parte da corrida novamente, não é? Não, isso seria uma loucura, e perderiam.

Continuariam seguindo em frente, para a linha de chegada Isso significa nos concentrarmos nos assuntos que faltam Vamos dar mais uma olhada na lista de tópicos, e marcar o que acertaram no pré-teste Estão bem sobre as condições que levaram à Guerra Civil Americana, e os nomes dos generais e outros líderes, mas tendem a errar as datas corretas das batalhas Isso é uma questão de memorização, e não há nada melhor para isso do que flashcards (cartões para memorizar).

Então, vamos fazer flashcards para todas aquelas batalhas O que mais erraram? ah, todo um tópico- o impacto econômico da guerra, do qual se esqueceram completamente – talvez estivessem doentes nesse dia e perderam a aula, ou esqueceram de fazer a lição sobre esse assunto.

Não fiquem tristes ao olhar para a lista de tópicos que erraram Na verdade é uma boa notícia, porque significa que não precisam estudar tudo Só esses assuntos específicos Certifiquem-se de fazer pausas entre todas essas etapas Não adianta tentar juntar todos os estudos num dia só.

Vocês realmente precisam dividir o tempo de estudo em pedaços menores com cerca de 20 a 30 minutos, no máximo Depois disso, é preciso fazer uma pequena pausa, passear, beber um pouco de água, praticar piano- fazer algo totalmente diferente para descansar o cérebro Depois de um bom descanso, façam os flashcards Tirem um tempo E então façam os deveres que faltam Outra pausa Releiam as notas sobre o assunto que erraram feio no pré-teste.

Em seguida, outra pausa Lembrem-se, não estão juntando tudo – estão estudando um pouco de cada vez, a cada dia até chegar o dia do teste Escrevam um cronograma, espalhando-o ao longo das duas semanas que antecedem o teste Depois de ter estudado os tópicos que erraram no primeiro pré-teste – façam outro pré-teste Não a coisa toda – só as perguntas sobre os tópicos que erraram da primeira vez.

Se vocês tiverem dois pré-testes completamente diferentes, isso é ótimo Mas se não, é perfeitamente aceitável re-utilizar o primeiro pré-teste Afinal de contas, só há X maneiras de perguntar “quantas pessoas morreram na Guerra Civil Americana “ (Foram 620000, por sinal).

Desta vez, devem ter se saído bem melhor Neste ponto, talvez a pontuação esteja mais perto de um 80 ou 90% e agora cabe a vocês decidirem se têm tempo para se dedicarem a obter uma pontuação ainda maior.

Sei que algumas pessoas sentem que precisam tirar notas perfeitas em todos os testes Essa é uma meta admirável, mas não deveriam dedicar todo o tempo de estudo para ESSE único teste, se isso significa não ter tempo para fazer suas leituras para outra aula, ou os deveres de casa para amanhã Às vezes, será preciso tomar algumas decisões difíceis sobre como utilizar o tempo sabiamente Pessoalmente, eu sei que se fico abaixo de 80%, há algumas lacunas sérias no meu conhecimento Eu faria mais uma rodada de estudos – talvez desta vez, me juntasse com um colega para nos testarmos mutuamente sobre o material específico que cada um precise.

LEIA MAIS: Veja Regras, Inscrições, Edital, Datas e Provas do Enem 2019

O que eu preciso estudar pode não ser o mesmo que o meu colega precise estudar, por isso temos que trocar pré-testes e ter certeza de que estamos cobrindo o que cada um precisa Isso pode funcionar muito bem se você tiver um amigo que pense de forma parecida e também leve a sério querer ser um ótimo aluno A maioria do tempo de estudo deve ser a sós Mas, às vezes, pode ser fácil acreditar que se sabe mais do que realmente se sabe Um amigo que possa chamar atenção para isso, pode ajudar para que façamos um trabalho melhor.

Agora vão lá e arrasem nesse teste! Mostrem o que sabem Tudo isso é parte de ser um ótimo aluno Olá de novo, amigos do Socratica Estamos aqui para ajudá-los a ser ótimos alunos criando excelentes vídeos educativos Isto é um trabalho árduo feito com muito esmero pelo time do Socratica.

Passamos todo o nosso tempo pesquisando, escrevendo, filmando e editando os nossos vídeos Pra sermos sinceros, não há horas suficientes no dia para fazer tudo Como vocês podem nos ajudar? Podem apoiar nosso trabalho no Patreon Essa é uma nova maneira de ajudar os seus canais favoritos no YouTube Doando uma pequena quantia, podem nos ajudar a manter vivo o nosso canal, Socratica Português.

Isto não é uma obrigação Os nossos vídeos serão sempre gratuitos no YouTube, para que todos possam assistir Então se o momento estiver difícil, não doem dinheiro Há outras maneiras de nos ajudar Assistam os nossos vídeos até o final e depois os divulguem nas suas mídias sociais preferidas Se o trabalho que fazemos é valioso pra vocês, por favor ajudem-nos a continuar Muito obrigada.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.