Como escrever uma dissertação Passo 1: delimite o tema

Olá, bem vindos de volta O vídeo desta semana é mais para ajudar o pessoal com esta loucura do vestibular e que sempre me para para perguntar sobre a redação.

E a gente sabe que vale muito ponto e precisa de um cuidado especial. A maior parte dos vestibulares pede dissertação, que é um gênero que permite, ou reduz, você a argumentar. É um gênero que exige que você discorra sobre algum assunto, revelando pensamento crítico a respeito, problematizando, no caso do ENEM em específico, propondo soluções. Então eu vou fazer alguns pequenos vídeos bem curtinhos a respeito disso. Este daqui é o começo o que eu faço, antes de mais nada, quando você vai escrever uma dissertação. Primeiro lê o texto de apoio, porque o texto de apoio vai me direcionar sobre os limites do meu assunto.

Depois disso, respira fundo, em vez de começar a escrever, que eu sei que vários começam já a escrever com “atualmente”, “nos dias de hoje”, primeiro você vai pensar qual é o seu posicionamento?

Você precisa primeiro recortar o assunto, porque você vai delimitar a sua tese, então se pedem para você, como ano passado o ENEM solicitou para falar sobre a persistência da violência contra a mulher, se você tentasse falar sobre todos os tipos de violência possíveis sua redação não sai do lugar, antes de começar a escrever pensa qual é o seu recorte do tema? fala de violência doméstica? Fala de violência institucional? Falar de violência econômica? Mas eu preciso recortar antes.

Em temas que te permitem um posicionamento entre a fvaor ou contra, como foi o ENEM de 2014, a publicidade para crianças , primeiro você vai ter que pensar se eu sou a favor ou se ue sou contra, o que eu vou defender não dá para ficar em cima do muro, muita gente acaba não conseguindo um bom desempenho não conseguindo uma nota tão boa quanto poderia ser, porque tenta falar sem se colocar pode ser bom por isso pode ser ruim por aquilo só que aí não vai o texto não desenvolve, depois quando eu falar um pouco sobre argumentação fica mais claro, argumentar é dar motivos para pessoa refletir sobre o seu ponto de vista concordar com o seu ponto de vista antes de mais nada eu preciso de um ponto de vista.

Então a primeira coisa leia os textos de apoio grifo o que eu achar importante e antes de começar a escrever, você deve pensar antes:

  • O que eu quero provar com este texto?
  • Qual é a minha tese?
  • Então eu sou a favor que se mantenha a publicidade para crianças? Eu sou contra?
  • Eu acho que não deveria ser?

E aí quando eu vou pensar para estabelecer a minha tese eu já começo a perceber quais serão os meus argumentos porque eles começam a vir a mente um dos grandes problemas que eu vejo nos meus alunos é começar a escrever sem de fato pensar então eu começo a escrever geralmente com a definição do tema atualmente a publicidade para crianças tem sido muito debatida e dai chega no segundo parágrafo e professora, eu empaquei, eu não consigo continuar mas por que você não consegue continuar? Porque na verdade você não sabia para onde você estava indo equivale a sentar num táxi e falar: ah me leva para onde você quiser não então primeiro de tudo, a tese clara tem que ter, de maneira bastante objetiva o que você vai defender na introdução já, você já coloca o recorte deste tema sobre o que você vai falar e qual é a tese sobre o gênero dissertação eu falo mais em outro vídeo. Até lá!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.