Como escolher a sua primeira bíblia de estudo

0

Conforme nos aproximamos de Deus, surge uma necessidade de aprender mais sobre os seus ensinamentos e compartilhá-los com outros seguidores da palavra do Senhor. Em muitos casos, a leitura da bíblia sagrada, seja ela direcionada para pessoas próximas ou para si mesmo, pode ser difícil, pois exige conhecimento dos versículos e passagens. 

A bíblia sagrada de estudo surge como um manual de consulta que auxilia nesse processo de orientar o leitor, independentemente da idade, etnia ou classe social, para uma compreensão completa da vida de Cristo e de seus discípulos. 

A seguir, vamos conferir algumas diferenças entre a bíblia de estudo e o modelo tradicional, além dos tipos de mais comuns de bíblias de estudo para que você possa escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil de leitor. Continue lendo! 

Diferença entre bíblia de estudo e bíblia tradicional

Convenhamos que muitos leitores, especialmente seguidores jovens, precisam de tempo para estudar a bíblia e compreender seu conteúdo. No caso da versão tradicional, que está presente nas residências de famílias católicas e cristãs, o livro gera pouco interesse por causa da forma como é organizado e também devido à ausência de explicações práticas para os acontecimentos narrados em cada um das suas páginas.

Em uma bíblia de estudo isso não ocorre, porque a obra foca em facilitar a leitura, apresentando notas de rodapé que explicar passagens importantes do Antigo Testamento e também do Novo Testamento. Por estarem interligadas, as passagens foram referências cruzadas sobre profecias e cumprimentos. 

Outro detalhe importante é a comunicação visual que ganha destaque com a adição de mapas que apresentam um contexto geográfico para cada época abordada nos versículos, situando-o naquele momento específico. 

O uso de palavras-chave também é um ponto forte, já que o sentido original de termos em hebraico, aramaico ou grego é facilmente compreendido, enquanto que os comentários bíblicos fazem a interpretação pessoal de teólogos reconhecidos sobre determinadas passagens com o objetivo de ampliar a percepção do leitor. 

Tipos de bíblias de estudo 

Esses livros religiosos estão divididos conforme o perfil do público leitor que pode estar interessado em um estudo atualizado ou deseja explorar melhor a relação da mulher com a família e a comunidade no qual ela faz parte. 

Bíblia de estudo NVT 

Desde que surgiu a necessidade de explorar os textos bíblicos de um ponto de vista mais simples e fácil de compreender, muitos teólogos se debruçaram na criação da bíblia de estudo NVT. Baseada no princípio da Nova Visão Transformadora, essa bíblia de estudo apresenta um texto acessível que é feito para ser lido por qualquer cristão. 

Elementos como ambiguidade, termos arcaicos ou incomuns são substituídos por expressões equivalentes àquelas usadas na língua portuguesa contemporânea que facilitam o entendimento de cada passagem e versículo sem deixar dúvidas ou questionamentos pendentes. 

Bíblia de estudo da mulher 

Direcionada para as leitoras cristãs, essa bíblia sagrada para estudo aborda especificamente o papel feminino na construção de uma mulher independente, autônoma que possui responsabilidades ligadas à figura da mãe e também à carreira profissional. A partir da leitura de um livro sagrado que aborda essas questões e estimule a reflexão sobre cada uma delas tudo fica mais claro para a leitora sobre o seu propósito neste mundo. 

Bíblia de estudo Thompson 

Considerada uma bíblia de referência, a bíblia de estudo Thompson se diferencia dos outros modelos de livros sagrados pelo fato dos versículos estarem divididos em cadeias temáticas que facilitam a compreensão do leitor. Somado a isso, é possível encontrar informações que se apoiam no estudo arqueológico para oferecer uma experiência ainda mais completa e imersiva durante esse contato mais íntimo com a Palavra de Deus. 

Bíblia King James 

Os mais antigos e reconhecidos manuscritos sagrados que foram escritos em hebraico, aramaico e grego foram traduzidos para uma linguagem fácil de entender e compreender na Bíblia de estudo King James. 

Ela se destaca por causa da sua proximidade com os textos Sagrados das Escrituras. Em meio a tantas opções de livros religiosos, essa é considerada a melhor bíblia de estudo, tendo em vista o seu conteúdo riquíssimo, repleto de informações valiosas e detalhadas acerca da passagem de Jesus Cristo pela Terra. 

Gostou das nossas dicas de bíblia sagrada de estudo? Então aproveite para navegar pelo nosso blog, conferir mais conteúdos como este e se manter por dentro de todas as novidades. Nós contamos com a sua presença no coração de Deus! Amém! 

Leave A Reply

Your email address will not be published.