Como definir prioridades na vida

0

Saber como definir prioridades na vida e gerenciar bem as tarefas que precisam ser cumpridas é importante na organização e na tomada de decisões ao longo de sua vida.

Atualmente as pessoas estão com o dia a dia mais corrido e querem tudo para agora, seja no trabalho ou em casa. Porém com esse estilo de vida, muitas dessas pessoas não sabem definir as prioridades quando tudo acontece de forma urgente.

Para definir isso primeiramente elas precisam entender o conceito de importante e urgente. Esses termos remetem a rapidez em uma ação necessária, mas em proporções diferentes.

O importante é alguma coisa crítica, que precisa de atenção, mas não é algo radical. Já o urgente é uma situação de extrema importância, esses dois termos são utilizados tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal.  Por isso, é importante saber a diferença entre eles saber como definir prioridade na vida.

5 dicas para aprender como definir prioridades na vida

O primeiro passo para desenvolver uma boa gestão de tempo e organização no trabalho é saber como identificar as prioridades. Um planejamento diário ou mensal consegue poupar muito tempo na realização das suas atividades, inclusive melhorando a sua auto confiança.

Entenda qual a sua função e seu grau de responsabilidade

Uma das formas de definir prioridades quando as coisas são urgentes é entender qual é o seu papel em determinada atividade ou qual é a sua responsabilidade sobre o assunto.

Ao entender os processos que estão acontecendo no seu trabalho você consegue observar de forma mais clara a importância da tarefa. Com informações mais organizadas ficará mais fácil entender o que é urgente e o que é importante.

No entanto, se você tiver alguma dúvida pergunte ao seu colega ou ao seu chefe. Peça que ele se explique mais sobre a demanda do trabalho para que possa compreender melhor.

Faça uma lista das prioridades urgentes e importantes

Após entender sobre os processos, você saberá como definir prioridades na vida quando algo é urgente ou importante porque agora entende o funcionamento de tudo.  Portanto, faça uma lista das suas prioridades em curto, médio e longo prazo, mas seguindo o conceito de importante e urgente.

Faça anotações de tudo assim fica mais difícil de esquecer e seja organizado na hora de definir as prioridades da sua vida e do seu trabalho.

Crie prazos

É importante definir um prazo para concluir as suas tarefas e não iniciar outras sem concluir a primeira. Dessa forma, você evita acumulo de trabalho e consegue manter o foco nas prioridades.

No entanto, algumas pessoas não sabem lidar com prazos.  Às vezes por calcularmos mal o nosso tempo acabamentos fazendo mais do que é possível. Você sabe por que isso acontece? Má gestão do tempo e falta de organização nas atividades.

escrevendo planos

Estabeleça uma meta por dia

Você deve estabelecer uma meta com relação às prioridades mais urgentes outras importantes. Para isso, crie uma meta e evite cair na procrastinação, assim você conseguir alcançar a sua meta.

Crie prazos para você mesmo

Outra forma de definir prioridade é criar prazos para você mesmo. Nos planejamentos diários que você vai fazer, crie um prazo também. Isso é uma forma eficiente para manter em dia as atividades que você está fazendo.

Estabelecer prioridades é uma forma de ter mais equilíbrio na vida pessoal e profissional. Por isso, é importante saber definir bem quais são as suas prioridades de urgência para resolver logo para depois identificar as que são importantes.

Leave A Reply

Your email address will not be published.