Como ter mais automotivação no trabalho

0

Em busca de melhores resultados na empresa, um profissional pode fazer desde um esforço mediano até loucuras em nome de um cargo e posição. Mas quando os resultados não chegam, o desânimo pode colocar a motivação pessoal lá embaixo.

É normal passar por fases improdutivas, mas o importante é não permanecer nessa situação por muito tempo e ir atrás de formas de sair desse momento transitório. Neste artigo, daremos dicas de como ter mais automotivação no trabalho e reencontrar o caminho das pedras rumo ao sucesso.

A importância da Automotivação no trabalho

Segundo uma pesquisa feita no Brasil por uma consultoria e em mais 40 países com 60 mil empresas, chegou-se a conclusão que um dos comportamentos mais valorizados é a motivação, com 14% da preferência quando o assunto é competência comportamental.

Quando um profissional se sente motivado, ele trabalha com mais afinco, com otimismo mesmo frente a dificuldades e consegue superar momentos de estresse com mais facilidade.

Um dos pontos interessantes da motivação é que mesmo com ações externas que possam ser prejudiciais, a pessoa motivada continua focada e desempenhando seu papel de forma excepcional e por isso ela é uma competência comportamental tão importante nas empresas.

Mas para ter esse comportamento, é preciso algumas doses essenciais de estímulos e hábitos, além de uma mudança de mente em relação a julgamentos e crenças que podem com o tempo, deteriorar essa motivação.

Tenha metas reais

Uma das mudanças de mente mais importantes para manter um ritmo de motivação constante é não criar sonhos e metas irreais. Por exemplo, você almeja ser diretor de sua área, mas ainda é um analista junior e a meta é chegar ao cargo máximo em 1 ou 2 anos? Isso é uma meta irreal.

Real é determinar que num espaço de 5 anos, você irá conquistar a vaga de diretor, mas para isso terá que se capacitar ainda mais com conhecimento, além de de networking, e não só isso, deverá se esforçar um pouco mais para mostrar que possui potencial para um cargo de gestor maior no futuro. 

Mantenha o foco no trabalho de qualidade

foco no trabalho

Quando fazemos trabalho de qualidade por um tempo e recebemos muitos elogios, é comum que a qualidade caia e demos uma relaxada, mas é nesse momento que precisamos parar e voltar a se concentrar, manter o foco em fazer sempre o melhor.

O foco no trabalho de qualidade as vezes é difícil e sem motivação com certeza será percebido que a execução foi feita de forma medíocre. Todos os dias coloque metas mentais e curtas de atingir uma qualidade superior em tudo o que faz e não se cobre caso não consiga uma vez ou outra.  

Descanse nos intervalos

Quando se fala em trabalho, dificilmente associa o descanso a ele, mas é necessário também. Uma mente que trabalha constantemente se cansa e não consegue se motivar facilmente. A dica é descansar nos intervalos, seja do almoço entre o expediente, no fim do dia e até nos fins de semana, se desconectando totalmente e pensando em coisas que remetem ao lazer.

Uma pessoa que foca em coisas que a divertem, que a fazem feliz é um ser humano mais completo e consequentemente mais motivado, sendo um profissional muito mais leve e preparado para o dia a dia de uma empresa a todo vapor.

Saiba um pouco mais sobre  Automotivação

Para pessoas que buscam aprender como se auto motivar ou aqueles que querem mais motivos para ter foco e sucesso em sua vida profissional através da motivação, o curso online de Automotivação da EW Cursos é a escolha certa e ainda com certificado reconhecido em todo Brasil.

Leave A Reply

Your email address will not be published.