A Importância da Socialização Para Idosos

0

 Manter um calendário social ativo não significa apenas preencher seu tempo. A socialização regular também beneficia sua saúde mental e física. Veja!

As férias acabaram, e o que deveria ser a época mais alegre do ano pode ter sido realmente uma época que representa tristeza para muitos idosos. Memórias de membros da família que morreram, dificuldades devido a uma doença ou falta de interação social podem começar a causar solidão, isolamento e até depressão.

A necessidade de amor, apoio e atenção não desaparece à medida que envelhecemos. Uma vida social ativa e saudável é tão importante quanto é quando você é mais jovem. Relacionamentos consistentes e interações sociais ajudam a manter as pessoas mental, física e emocionalmente em forma.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que adultos com 60 anos ou mais que relataram sentir-se solitários tinham um risco 59% maior de declínio mental e físico do que seus colegas mais sociais.

Socialização para idosos

Os contatos sociais tendem a diminuir à medida que envelhecemos por diversos motivos, mas isso não significa que a oportunidade de socializar e construir relacionamentos não existe mais. Por exemplo, locais que cuidam de pessoas dessa faixa-etária, como um residencial para idosos é bastante importante para este processo de novas amizades.

E então, quais outras maneiras de permanecer ativo socialmente mesmo com a idade mais avançada?

Faça exercícios

Ir a uma academia ou tentar uma nova forma de exercício é uma ótima maneira de se manter saudável e conhecer novas pessoas que ajudarão a responsabilizá-lo. 

Sair da casa ajudará a mantê-lo ativo e melhorar seu humor. Quer se trate de uma caminhada, aulas de ioga, hidroginástica ou qualquer outra coisa, ginásios locais, centros comunitários e clubes têm muitas aulas em grupo para oferecer.

Seja voluntário

Encontre uma organização pela qual você é apaixonado e ofereça seu tempo para fazer a diferença. Não apenas você conhecerá outras pessoas que compartilham paixões semelhantes, mas também participará de atividades significativas e produtivas, causando uma impressão positiva em sua saúde e na comunidade.

Aprenda algo

Comece um novo hobby. Junte-se a uma aula para o que você sempre quis aprender, mas nunca teve tempo. Aprender novas atividades pode ajudar a estimular a memória, melhorar as habilidades de resolução de problemas e melhorar o humor. Você pode escolher um novo passatempo favorito e um novo amigo para fazer isso.

Explore novos lugares e países

Viajar para novos lugares é emocionante, mas também difícil para muitos. A maioria das pessoas não sabe quais são as atrações que sua própria comunidade tem a oferecer. 

Tire um tempo para visitar os museus, teatros, monumentos, parques e praias que você sempre passou, mas nunca parou para desfrutar. Os tesouros escondidos que você encontra podem surpreendê-lo. Traga um ou mais “companheiros de viagem” para tornar a experiência mais significativa.

Benefícios

Os benefícios para a saúde de permanecer conectado e engajado com a idade são infinitos. Fazer uma mudança para uma comunidade de idosos pode parecer desnecessário, mas um estilo de vida livre de manutenção, com um calendário abrangente de programas e atividades para todas as preferências, pode ser exatamente o que você está procurando. 

Encontrar uma comunidade que abraça o bem-estar, alimentando o corpo, a mente e o espírito, é essencial para o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.

  • Estresse reduzido. Os idosos que são socialmente ativos lidam melhor com o estresse. Isso leva a um aumento importante na saúde cardiovascular e a um sistema imunológico aprimorado;
  • Maior auto-estima. A socialização ajuda os idosos a manter sua auto-estima e seu senso de valor. 
  • Reduz risco de depressão. A socialização reduz a probabilidade de que os idosos sofram de depressão causada pelo isolamento e pela solidão;
  • Menos ansiedade. Da mesma forma, a socialização avançada reduz os níveis de ansiedade também;
  • Maior vida útil. Altos níveis de socialização em idosos ajudam a aumentar a longevidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.