4 DICAS PARA O SISU | Prof. Diego Viug

Fala, galera! Eu sou o professor Diego Viug, e o SISU está chegando, está quase abrindo nas próximas semanas, vocês viverão momentos de muita tensão. Faremos o seguinte: começando agora, serão 4 dicas para que você mande muito bem nessa semana que vai ser a semana da coroação de toda sua preparação do ano de 2018.

Você fez o ENEM 2018, e pode se escrever no SiSU 2019. E por quê eu digo que essa semana é a mais importante de todas? Porque se usar mal sua nota, se você fizer escolhas ruins, você jogará fora toda a sua performance. Eu digo isso porque conheço muita gente que mandou bem na prova do ENEM, mas usando mal sua nota, escolhendo opções que não eram interessantes, acabou ficando de fora da universidade, enquanto outras pessoas que não foram tão bem assim na prova conseguiram a vaga dos seus sonhos. Na verdade, dos sonhos deles. O que falaremos agora é como você deve se preparar para esse momento que se aproxima.

1ª Dica: Procure o histórico de notas de corte

A primeira dica é você procurar saber como foram as notas do ano passado, o corte, o último colocado dessas universidades, desses cursos que você deseja. Como você vai fazer isso? Você vai pegar e entrar no nosso simulador do SiSU”. Mas Viug, o que ganho com isso?”. Você conhecerá o perfil da universidade, como ela vai usar suas notas, porque tem pesos, e você não vai precisar se preocupar com nada disso. O sistema já calcula sozinho se você estaria aprovado ou não na universidade que você escolheu. Por quê isso é importante? Porque apesar das notas sofrerem uma variação, ela dificilmente é muito brusca, ela não é muito grande.

Então, pode variar tanto para mais quanto para menos. É interessante que você saiba mais ou menos qual foi essa nota de corte Por isso, sugiro que conheça nosso simulador, que terá um link na descrição do nosso vídeo Caso você não queira, ou você já saiba, porque já fez ou conhece de outra maneira, tudo bem Por sua conta e risco, mas saiba que é legal você chegar no 1º dia sabendo dessa nota, que chamaremos de “ponto de partida”. Beleza?

2ª Dica: Veja o peso da sua nota

A segunda dica é que você, já que pode tentar uma coisa diferente, você tem que saber o peso da sua nota. Você tem que saber porque Como você teve um desempenho diferente dos outros candidatos, você tem de saber usar melhor sua nota. Você tem uma nota do ENEM de Ciências da Natureza, de Ciências Humanas, de Matemática, de Linguagens, e de Redação. Essas notas não foram iguais.

Como você vai fazer agora? No SiSU, a média que será calculada é uma média ponderada na maioria dos casos, então é legal que você saiba qual universidade vai valorizar aquela área que você mandou bem, e é claro, que não botará um peso muito grande para aquela área que você foi muito mal, se for o seu caso. Também teremos que usar isso para escolher a universidade que ajudará sua nota, que vai te ajudar a ter uma média boa Por quê eu digo isso? Às vezes você não está pensando naquela universidade, mas ela pode ser uma opção caso ela valorize muito a sua nota Você consegue uma média melhor, então é legal buscarmos esses pesos Isso você consegue olhando o edital.

Cada universidade terá um edital, e nesse edital ele vai discriminar todas as carreiras e todos os pesos para cada uma das áreas, beleza? Essa é a segunda dica: saber como o SiSU vai calcular a sua média baseando-se nas suas notas do ENEM. Quando você tiver suas notas do ENEM, essa nota não é a sua média do SiSU, cada carreira e cada universidade calculará uma média diferente, OK? Isso é muito importante de ser dito.

3º Dica: Escolha da segunda opção de curso

A terceira dica, que é importantíssima e é novidade, é a escolha da sua segunda opção. Muito cuidado com isso. Por quê? Esse ano nós temos uma diferença no SiSU.

A diferença é justamente com a lista de espera. Dependendo da sua 2ª opção, se você for aprovado na sua 2ª opção, você não poderá concorrer à vaga da lista de espera para a 1ª opção. Isso não é um problema, só é preciso que você esteja atento à isso, para que você não coloque na sua 2ª opção uma carreira que você não quer cursar de maneira nenhuma. Se você fizer isso, se for aprovado, você jogou fora o seu desempenho todo, e não poderá concorrer à 1ª opção. Muito cuidado e muito carinho na hora de escolher a 2ª opção, porque isso pode frustrar você futuramente.

A última dica matadora é: Não tem como prevermos totalmente todos os passos para o SiSU, então é por isso que nós do ProENEM faremos lives diárias durante o SiSU.

E a dica é: participe e tire suas dúvidas nessas lives, acompanhe todas as lives, todas as transmissões às vezes serão várias ao longo do dia, porque faremos em momentos diferentes, tirando dúvidas de todo mundo, e falando dos mais diversos casos.

É muito importante que você participe, que você mande sua dúvida, que você fale com o professor, não vai ser só o Viug, vários estarão participando também, estaremos aqui o tempo inteiro, com as mãos dadas, para levar você para dentro da universidade. Essa é a dica final, participe das lives do SiSU aqui no ProENEM Se não nos vermos mais, boa sorte à todos, desejo a vocês a vaga, e que vocês sejam muito felizes. Fiquem com Deus, e até lá! Tchau, tchau!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.